sábado, 28 de junho de 2014

AROMA TERAPIA





Aromaterapia é um ramo da fitoterapia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo. Esta é a ciência que explora o uso dos oléos das plantas para beneficio da sociedade. Os óleos são extraídos das plantas e devem ser armazenados em ambiente fechado para evitar sua evaporação. É utilizada no tratamento das mais variadas enfermidades e desequilíbrios, sendo considerada uma terapia holística. 


Terapia em que se utilizam os óleos essenciais de diversas formas como: inalação, banhos,  compressas ou através da massagem. Os óleos essenciais exercem ação em diversas regiões do Sistema Nervoso, promovendo assim, relaxamento ou estimulação.


Dependendo da planta, o óleo essencial terá características diferenciadas de aroma, cor e densidade. Os óleos essenciais podem ser usados diluídos em veículos carreadores sobre a pele, através de massagens, cremes, loções, gel ou puro, através da inalação. Dependendo da forma de uso provocará efeitos físicos, mentais e emocionais, alterando a respiração, os batimentos cardíacos, pressão arterial, estados de ânimo, concentração, etc. A utilização da aromaterapia associada á massagem dá-se pela penetração do produto pela pele promovendo um efeito imediato.

O terapeuta deve ter o cuidado de escolher o óleo adequado para cada caso clínico.


INDICAÇÕES

- Fisiológicas: ação carminativa, antiespasmódica e digestiva, combatendo a prisão de ventre, diarréia, flatulência e má digestão.
- No sistema cardiovascular, pode atuar como hipertensor, hipotensor, vasoconstrictor e antiespasmódico.
- No sistema linfático, são poderosos antissépticos. 
- No sistema respiratório, têm ação antisséptica, antiespasmódica e expectorante.
- Os óleos também agem no sistema urinário como diurético, na eliminação de cálculos renais e no tratamento de infecções e disfunções urinárias.
- Também são utilizados para tratamento de impotência e frigidez, doenças venéreas, etc. Os afrodisíacos mais notáveis são jasmim e ilangue-ilangue.
- Sua função endócrina envolve a estimulação de glândulas para a produção de hormônios e a atuação de alguns óleos como hormônios.

- A nível de sistema nervoso, poucos estudos criteriosos foram feitos a respeito, mas se conhece sua ação como estimulantes e sedativos, desenvolvendo a memória e o raciocínio.


ESSÊNCIAS RELAXANTES

Alfazema

-> Indicado para práticas de meditação.
-> Combate à insônia.
-> Favorece a fertilidade.
-> Proporciona o relaxamento.

Erva cidreira

-> Alivia dores de cabeça.
-> Atua no combate à enxaqueca.
-> Acalma o nervosismo.
-> Estimula o auto-controle.




Nenhum comentário:

Postar um comentário