sexta-feira, 27 de junho de 2014

AURICULOTERAPIA








A palavra auriculoterapia tem origem latina, onde auris = orelha, aurícula = pequena orelha, e do grego therapien = tratamento; e, por extensão, quer dizer a terapêutica feita através de estímulos provocados nos pontos auriculares.

Aurículoterapia é uma forma de medicina alternativa ou complementar, baseada na idéia de que a orelha é um microssistema, com o corpo inteiro, representado no pavilhão auricular, a parte externa da orelha.

Aurículo (orelha) + terapia (tratamento), como o próprio nome diz, é um tratamento através da orelha. Esse termo se refere a uma modalidade de reflexoterapia e não deve ser confundido com a Auriculopuntura, que é uma especialidade da acupuntura.

Nessa terapia existe a relação entre regiões determinadas da orelha e órgãos, funções ou regiões do corpo. No caso de um problema em um órgão, como por exemplo o pulmão, uma região específica da orelha será afetada. Assim, um estímulo nessa região auricular também refletirá no órgão, neste caso, os pulmões.

A auriculoterapia leva-se em consideração duas espécies de pontos:

-> Pontos diretamente relacionados ao sistema nervoso (pontos de pressão) reconhecidos por ficarem doloridos quando um órgão correspondente a esse fica afetado;

-> Pontos do tipo neurohumoral identificados por sua sensibilidade elétrica diferenciada, associados à estruturas neuro-vasculares complexas.



INDICAÇÕES

       Pode ser usada em todos os tipos de problemas físicos e psíquicos. Tem efeitos curativos, preventivos, dando ao organismo energia suficiente para impedir enfermidades.

         Pode-se obter excelentes resultados em analgesia e anestesia, na odontologia e em crianças.

    



Nenhum comentário:

Postar um comentário